terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Gente...esqueci o texto!"


 Hoje encarei frente a frente uma câmera pra apresentar um teatro explicativo sobre interação para-social ao professor Igor de psicologia. O Adriano Pellin interpretou um artista internacional saindo do hotel, o Léo foi o segurança do Pellin, a Glauce e a Dani foram as fãs estéricas agarrando o coitado e eu... bom, eu apenas expliquei a cena e a nossa intenção. O teatro que eu tanto queria participar acabei que ficando de fora, porque a explicação ficou por minha conta, porque quando a idéia é "decorar texto grande" sempre sobra pra mim. E eu sempre esqueço o texto diante de uma câmera, acho que é coisa crônica rs, mas tudo bem, pq usamos a sala de vídeo pela primeira vez na facul, e eu não tenho mesmo muita experiência com isso, sem contar que o nosso trabalho pode e VAI ser editado, muito melhor do que se fosse um teatro com platéia, um teatro na sua essência ou seja a base de muito improviso. Improvisar é mara, mas na frente de uma câmera parece que tudo em você trava ou fica mais lento, lógico que o episódio de hoje me remeteu a uma experiência parecida, ocorrida há uns 5 anos. Teatro da Maria de Fátima, todas nervosas, estréia da peça pra ser mais exata, todos os professores atentos e o Lucinei filmando. Algo me dizia: -Não olha pra dona Nivis. E esse algo estava certo, foi só eu olhar pra ela e ve-la sorrindo pra mim  que eu realmente me desconcentrei, um branco imenso pairou sobre mim, e nessas horas o branco é sempre uma cor inimiga, enfim pronunciei a frase que repeti hoje por força maior: "- Gente, esqueci o texto!" simples assim. rs Mas sabe... naquela ocasião, no calor do ao vivo e a cores, sem cortes ou "segundas chances", uns acharam de uma extrema sinceridade e outros até acharam que eu esqueci o texto com classe. Meuuuu, como se esquece um texto com CLASSE? vc simplesmente se lamenta por não lembrar o que é devido e resolve abrir o jogo do que optar por enrrolar e falar um monte de merda.
 Realmente me bateu uma saudade repentina e bem forte de tudo aquilo, de quando o palco era minha segunda casa e de quando os aplausos compensavam todas as noites mal durmidas de nervosismo e ansiedade e mesmo quando tudo parecia perdido diante de um "ESQUECI O TEXTO" eu me renovava com os aplausos de incentivo e de aprovação. Nessas horas vc vê que tropeçar faz parte da peça e que errar também vale a pena, sei que parece nostálgico, mas lembrar-me de tudo isso me fortalece, já que o fato de ter esquecido mais uma vez o texto prova que eu sou a mesma Joice de 5 anos atrás, que eu ainda sei falar numa peça e que eu ainda sei errar na frente de uma câmera.

3 comentários:

  1. hahaha seria tão bom se toda vez que a gente "esquecesse o texto" na vida fosse aplaudida. Saudade maior do mundo de tudo isso, de vc me ajudando a decorar o texto em 3 dias pra aprsentar em O.C., de vc pedindo pra comer antes da apresentação, do burrinho q me ligou a cobrar, da entrevista no jornal, do FENTEPP, oooo protagonismo, viu! Bjo bjo

    ResponderExcluir
  2. Pois eh najinha.. e não podemos esquecer do fato histórico deste dia tb, pela primeira vez na história da humanidade se viu a Maria de Fátima chorar de emoção! e nós tb fomos responsáveis por isso! Amo mto Najinha ^^ desde o primeiro encontro(e vc sabe disso... hehe)

    ResponderExcluir
  3. Joy, que linda! Nossa, que texto lindo que você escreveu! Você é uma artista, minha fofa.
    Parabéns, conseguiu colocar todas as emoções de uma forma doce e tocante, que orgulho!

    Helll

    ResponderExcluir