terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ps. Não confunda as palavras.




 Hoje é um dia atípico. Estou sem questionamentos e afirmei a palavra "simplicidade" diante do ser mais complexo que conheço. Eu fui malvada ao ser direta no sentido mais denotativo da expressão "curta e grossa", mas a verdade é que ser educada, pra algumas pessoas soa como estar "apaixonada", caidinha na deles ou dando um mímimo de bola, já dizia aquela sábia comunidade do orkut "sou legal, não estou te dando mole". Mas passa disso, essa concepção abriu inciso para outras discussões, e a carência dos seres tem os tornado ridículos. Já ouviram falar de amor próprio? Muitas vezes confundido com orgulho, mas acredite, embora parentes eles são bem diferentes. Amor próprio é quando você se valoriza sem pisar nos outros, é quando vc não se submete a situações desagradáveis ou humilhantes por outra pessoa, é quando vc não passa por cima das suas vontades e não rasteja-se por alguém que está literalmente "cagando e andando" pra você. Orgulho já tá mais na casa do mal do que na casa do bem, as vezes alí, em cima do muro. O orgulho bom é aquele que se aproxima do amor próprio, ou seja, existe com as mesmas finalidades e te livra de ser um banana na mão dos outros, acho que tudo isso tem muito a ver com o ego. Já o orgulho mal se aproxima muito do egoísmo, é aquele que te impede de fazer o bem porque vc só está pensando em si mesmo. Por exemplo: "- eu sei que fiz algo errado, magoei meus amigos, e mesmo sabendo que um pedido de desculpas é tudo o que eles querem, eu sou orgulhosa o bastante pra não me render, por tanto não me desculparei." entendeu? uma coisa que eu sei que é bom pra todos, eu não faço por orgulho. Isso é pensar só em mim, e isso é claramente egoísmo. A verdade é que a diferença "more" entre as duas coisas é que no amor próprio você pensa em você primeiro e no orgulho você SÓ pensa em você.(o tempo todo)
 Mas o que eu realmente quero dizer, é que desejo mais doses diárias de amor próprio para as pessoas, que pensem duas vezes antes de implorar qualquer coisa pra alguém, demonstra falta de capacidade, necessidade extrema de se apoiar em alguém, ser sem sustentação própria que não sabe se auto afirmar, precisa de muletas como se não tivesse pernas pra caminhar sózinho, precisa de alguém pra se projetar, precisa de raios alheios pois não tem luz própria e não sabe brilhar sózinho. Posso parecer a pessoa mais individualista do mundo falando assim, e admito que sou bastante, mas não sou a mulher maravilha e nenhum outro super herói, que afirma não precisar de ninguém. Eu preciso sim, e muito mais do que aqueles que se fazem de coitadinhos. A diferença é que eu preciso daqueles que gostam de mim, que eu conquistei com meu jeito de ser, ou que gostam de mim sem eu precisar me esforçar, que gostam de mim pq assim foi e assim é. São destes que eu realmente preciso e quero ao meu lado, mas não quero de maneira alguma obrigar alguém a estar do meu lado. Nem obrigar, tampouco implorar, ou gastar todas minhas energias por alguem que nunca vai me valorizar justamente pelo esforço exagerado que faço pra agradá-lo. Análisemos então o significado da palavra esforço. Quando eu me "esforço" pra agradar alguém  é porque custa muito agradar esse alguém, eu tenho que me esforçar pra conseguir que ele goste de mim, ou seja, não é algo natural, porque o que é natural é fácil e sem custo. entendeu? é exatamante o que quero, que gostem de mim naturalmente, sem custo, sem esforço, portanto não vou me esforçar pra agradar ninguém. É diferente de paquerar por exemplo, porque quando duas pessoas estão se paquerando, se conhecendo, elas querem mostrar o melhor de si para ambas, exibir todas as qualidades, mas isso pra que? para atrair a pessoa em questão, atrair é bem diferente de esFORÇAR, ou implorar. Portanto me atraia mas não me distraia. Me conquiste se puder, mas não se esforce pra isso. Seja natural, e se o seu natural for "implorar", passe a ser artificial, enfim aprenda que atrair não é forçar, que ser humilde não é se humilhar, que amor próprio não é orgulho, que orgulho não é amor próprio e que "precisar" é bem diferente de "Amar". Ps. Não confunda as palavras.

Um comentário:

  1. Perfeito! Não tentem, não forcem, nãããooo implorem, sejam naturais, pelo amor de Zeus! haha

    ResponderExcluir